Quem é Quem

Conheça nossos colaboradores da Escola Fazendária do Paraná:

 
Mário Brito
mario

Graduado em Informática pela Universidade Católica de Salvador e mestre pela Universidade Estadual de Feira de Santana, com dissertação em tecnologias para educação a distância. Foi professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e professor do Centro Universitário Jorge Amado, onde foi coordenador do Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância, por meio do qual liderou o processo de credenciamento de 11 cursos de graduação para a modalidade a distância. Foi professor da disciplina "Planejamento e Produção de Materiais Didáticos para Educação a Distância" na Pós-graduação em Docência no Ensino Superior do Centro Universitário Jorge Amado. É coautor dos Livros "Educação e tecnologia: trilhando caminhos" e "Moodle - Estratégias pedagógicas e estudos de caso". É auditor fiscal, membro do grupo gestor do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ).

 
Marcos Portes
portes

 

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com especialização em Direito Tributário Contemporâneo. É auditor fiscal, com ingresso no estado em 1994. Exerceu a função de Corregedor Adjunto da Receita Estadual do Paraná no período de 2006 a 2009. Foi membro do Grupo de Trabalho sobre Federalismo Fiscal. Atualmente é membro da equipe do GEFE/PR – Grupo Estadual de Educação Fiscal, no qual são desenvolvidas atividades do Programa Nacional de Educação Fiscal. Na Efaz, tem atribuições na área de Capacitação Presencial e ações de Infraestrutura.

 

 
Matheus Rolim 
matheus

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), cursando pós-graduação em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo (USP) e Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É jornalista e residente do Núcleo de Comunicação da Sefa/Efaz. 

 

 
Kelen Yumi Azuma
 
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Com mais de 15 anos de experiência em Comunicação e Marketing, atuou em diversas agências de publicidade como Heads, Master, Opus Multipla e G/Pac. Além disso, também trabalhou nos departamentos de marketing de anunciantes da área educacional. Destaque para a participação ativa no projeto Todxs, uma pesquisa pioneira que mapeia a representatividade de gênero, raça e minorias na publicidade. Essa iniciativa foi realizada em parceria com a ONU Mulheres e a Aliança Sem Estereótipo. Atualmente, atua como planejadora em projetos de pesquisa e estratégia de comunicação e também como credenciada de marketing no SEBRAE/PR.

 

 
Cristiani Bomkoski 
cris

Minha trajetória profissional está marcada por passagem no campo da educação, em instituição  financeira, em indústria multinacional e em Planejamento e Orçamento de Entidades do Sistema S. Dentre as atividades desempenhadas,  destacam-se aquelas desenvolvidas na área da elaboração e gestão de orçamento e planejamento estratégico, sua implementação e apoiando a diretoria, presidência e Conselho Administrativo na tomada de decisão. Implementação de ferramentas de controles (KPI's), mapeamento, modelagem e transformação de processos organizacionais, modelos ágeis, elaboração de plano de ação e estudo de viabilidade. No campo da gestão de pessoas, gerenciamento da equipe de alta performance. Graduada em Gestão Financeira, MBA em Finanças e Controladoria, pós-graduada em Engenharia Ágil de Projetos pela UFPR. Completam meu perfil competências comportamentais, como resiliência, dinamismo e espírito inovador.

 
Victor de Moraes Cayres
victor

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio doutoral na Université de Lorraine, França, e pós-doutorado em Educação e Contemporaneidade (UNEB). pesquisou durante a sua trajetória na pós-graduação as relações entre a dramaturgia e os videogames.  No pós-doutorado em Educação e Contemporaneidade no Centro de Pesquisa Comunidades Virtuais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), dedicou-se a estudar a concepção e roteirização de jogos e estratégias de gamificação com finalidades educacionais. Atua especialmente com pesquisa, desenvolvimento e consultoria em projetos de games e sistemas gamificados (Cosmopolitan Egito e Liderança Feminina - Sinergia Games, 2015; Gamebook: Guardiões da Floresta - UNEB, 2015; Educação Livre - Unesco, 2016;  Venda+ Starret, 2018;  Gamifica Senai, 2019, Divercult – UNEB, 2019) além de projetos transmídia (Miúda e o guarda-chuva - Movioca, 2010;2019 e Odoyá, 2022). Atualmente presta consultoria para o desenvolvimento de uma estratégia de Educação Fiscal proposta pela EFAZ/SEFA-PR.

 
Luciane Lejambre
luciane

Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá Unifamma (2016), pós-graduanda em Gestão Pública Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR), Servidora pública desde 2021, atuou com Agente Profissional na Ouvidoria e Transparência (2021-2022), atualmente, é coordenadora Educação Fiscal da EFAZ.

 
Jeremias Domingos Baia Armando
jeremaia

Nascido em Angola, Jeremias está no Brasil há 7 anos e é formado em Administração Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Atualmente ele é pós-graduando no programa Restec Inovação, Transformação Digital e E-gov da Universidade Estadual do Centro-Oeste, e faz residência técnica na Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa), locado na Escola Fazendária do Paraná (Efaz).

 
Claudia Zanier
claudia

Com formação inicial em Magistério, e durante o período que cursou Pedagogia na PUC-PR, atuou na esfera financeira e educacional como Diretora Financeira no Instituto São Gabriel—INSAGA, uma escola de Cursos Técnicos na área Médica. Na esfera pública, contribuiu como Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná de 2018 a 2023. Na Escola Fazendária do Paraná (EFAZ), dedica-se à pesquisa e elaboração de projetos para a capacitação dos servidores e projetos de Educação Fiscal, consolidando sua experiência multifacetada e comprometimento com a excelência profissional.

 
Denis Marques Lopes
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Atuou no setor bancário, como caixa, promotor de crédito, e coordenador de atendimento em Posto de atendimento bancário e agências. Durante essa trajetória, fez diversos cursos na área de investimentos, atendimento ao cliente, riscos e compliance, e liderança. Desenvolveu ações na área comercial, no ramo de veículos concessionários. No serviço público, iniciou suas atividades no setor de almoxarifado da secretaria da Fazenda (Sefa).  Atualmente, integra a equipe administrativa da Escola Fazendária do Paraná (Efaz) na condução de projetos de capacitação e apoio à infraestrutura física para realização de eventos presenciais.

 
Teodoro Pereira dos Anjos
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Jornalista e pesquisador graduado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), durante sua graduação escreveu sobre o racismo na mídia hegemônica contra pessoas indígenas e negras, e cobertura de E-sports no Brasil. Sua experiência profissional envolveu atuação em redação de jornal impresso como editor das editorias cotidiano, economia, política e esportes. Também foi repórter em um portal de notícias, onde escrevia reportagens, editava textos, e controlava o fluxo de conteúdo no site. Seguindo na área de comunicação, realizou a assessoria de um projeto cultural de Ponta Grossa (PR). Atualmente, está no programa de pós-graduação Restec Inovação, Transformação Digital e E-gov da Universidade Estadual do Centro-Oeste, e fazendo residência técnica na Secretaria de Inovação do Paraná, mas dando suporte no setor de comunicação da Secretaria da Fazenda, com foco nas ações da Escola Fazendária do Paraná (Efaz).

 
Ilza Ramos Sales
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Responsável por manter a Escola Fazendária do Paraná (Efaz) em perfeitas condições para o desenvolvimento das atividades presenciais, possui anos de experiência na área de serviços gerais, dentre os quais 14 anos dedicados à Efaz. Seu cuidado e atenção aos pequenos detalhes trazem o reconhecimento de todos como pessoa fundamental para o sucesso dos eventos presenciais da Efaz. 

 
Edilson Germano
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Atuou nas áreas de Marketing, Propaganda e Vendas por mais de 20 anos. Desempenhou cargo de Coordenador de Promoção em agências renomadas. Ao longo de sua carreira, desenvolveu ações como Promotor de Vendas e Coordenador de Vendas em diversas empresas líderes do segmento. Atualmente, ocupa a posição de Assistente Administrativo na Escola Fazendária do Paraná - EFAZ/SEFA -PR. Nessa função, realiza o apoio administrativo à elaboração de Projetos, Termos de Referência e ETPS (Estudo Técnico Preliminar) para contratação de eventos de capacitação. Sua atuação é focada em contribuir para o aprimoramento profissional e desenvolvimento contínuo da equipe por meio de iniciativas educacionais e formativas.

 
Rosemara Mendes Ribeiro
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Atualmente cursando Gestão Pública na Uninter. Desde 2017, integra a equipe da Sefa, com atuação no Setor de Protocolo em atividades como atendimento a contribuintes, gestão de malotes, correio e tramitação de processos, tanto digitais como físicos. Em 2022, passou a compor a equipe da Efaz - Escola Fazendária do Paraná como assistente administrativo, na qual presta apoio administrativo para o desenvolvimento de projetos de capacitação dos servidores, supervisão da tramitação do teletrabalho e arquivamento de protocolos relacionados ao Nota Paraná.

 
Rafael Pereira
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Ao longo de sua carreira, trilhou uma jornada diversificada e enriquecedora. Iniciou sua trajetória no Exército, onde desempenhou funções cruciais, como auxiliar de saúde, auxiliar odontológico e condutor de veículos de emergência, alcançando a graduação de cabo antes de seguir para novos horizontes. Atualmente, faz parte da equipe da Escola Fazendária do Paraná, integrando o setor de capacitação da Secretaria do Estado da Fazenda. Realiza o apoio administrativo ao desenvolvimento de estudos técnicos preliminares, termos de referência e à elaboração de projetos, além de diversos documentos relacionados. Parte essencial de seu trabalho é conduzir cotações para capacitação dos servidores da SEFA, visando aprimorar constantemente suas habilidades e conhecimentos 

 
Marta Jandira Quaglia Gambini
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Marta Jandira Quaglia Gambini. Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, com especialização em Direito Tributário também pela Universidade Estadual de Maringá. Foi coordenadora regional do Sistema Produtor Rural e do Índice de Participação dos Municípios. É avaliadora do Prêmio Gestor Público Paraná, promovido pelo Sindafep - Sindicado dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, desde 2013. É auditora fiscal, desde 1996, e coordenadora geral do Programa Nota Paraná, desde 2015.