Artigos

 
Você está à beira de um colapso no trabalho?

É notório que as pessoas vivenciam situações que exigem cada vez mais do ser humano. Contudo, nada justifica que o indivíduo deixe de pensar em si, na sua saúde, usando o argumento de que "meu nome é trabalho". Quando a pessoa utiliza esse lema para reger a vida, cedo ou tarde cairá em um colapso, afinal super-heróis são fáceis de encontrar nas estórias de ficção, mas não no dia a dia. Vejamos abaixo, dez sinais que apontam que um profissional pode estar prestes a ter uma crise por acreditar que deve permanecer no "botão automático" e que se preservar é apenas perda de tempo. Todos precisam de cuidados. Então, fique atento para os sinais abaixo e se mantenha longe de um estado que pode comprometê-lo tanto no campo profissional quanto pessoal.

1 - Chegou o domingo e você logo pensa: "Ai, amanhã é a segundona e preciso acordar para ir para a batalha". Se você tem esse sentimento, comece a rever onde está a origem do problema: em você ou na empresa. Acredite que essa situação não fará bem nem a você e nem a quem está ao seu lado na organização. Procure por uma nova oportunidade e deixe de sofrer como se as oportunidades não pudessem surgir para você. Aprenda a ser um profissional saudável.

2 - "O que está acontecendo comigo. Trabalho, trabalho e não consigo produzir como antes". Se você chegou a esse nível é bom ficar atento para os motivos que o estão fazendo ter uma redução na sua produtividade, principalmente se o volume de atribuições não teve um aumento substancial isso sinaliza que o problema pode estar centrado em você.

3 - Se as atividades que são rotineiras começam a pesar na sua mente como chumbo, algo demonstra que seu cérebro não está mais conseguindo raciocinar como antes. Sua rotina tornou-se pesada demais e até as simples ações começam a ganhar peso dia a dia. Quando você se percebe, suas responsabilidades estão acumuladas e as cobranças dos superiores começam a surgir por todos os lados.

4 - Quando um problema chegava até você, sua ação era resolver a questão rapidamente, mas agora você pouco se importa com o que pode ocorrer e simplesmente encontra uma alternativa paliativa para o problema e pensa: "Depois, encontro uma solução melhor". Isso pode transforma-se em uma bola de neve e problemas sérios podem surgir em pouco tempo e você não terá tempo hábil para encontrar uma solução.

5 - As horas não passam e você olha para o relógio a todo o momento, na esperança de que o tempo "voe". Afinal, ficar na empresa já não lhe é mais agradável e o ambiente parece deixá-lo sufocado. Se o clima vivenciado pela empresa mostra-se satisfatório para seus pares, o que está acontecendo para fazer você se sentir dessa maneira? Pare e reflita.

6 - Os colegas de trabalho tiram a sua paciência por qualquer motivo. Basta que alguém olhe para você e logo você pergunta: "O que foi que aconteceu? Mais problemas?". Na verdade, seu par apenas fitou o olhar para avisar que você deixou cair um documento no chão. Tudo o irrita com facilidade, até mesmo se as pessoas estão felizes, você perde o humor.

7 - O isolamento tem sido sua única companhia. Obviamente que há momentos em que o profissional precise e deve centrar-se completamente no seu trabalho. Contudo, manter-se afastado de todos os colegas de trabalhos não é uma ação saudável e isso trazer reflexos negativos tanto para o lado profissional quanto pessoal. Afinal, por natureza o ser humano é sociável e precisa interagir com outras pessoas. Só assim ele conseguirá realizar sonhos, demonstrar emoções e ser ele mesmo.

8 - Meu líder ajuda a todos da equipe e eu sou o único esquecido. Será que essa é a realidade ou você está buscando uma "desculpa" para justificar o péssimo momento que você vivencia? O seu estado de espírito em relação à empresa, ao trabalho, somado ao nível de estresse vivenciado no dia a dia não está afetando até mesmo a sua relação com sua liderança? Será que este não é o momento de conversar e pedir um feedback?

9 - "Agora não tenho mais espaço na empresa". Você tem certeza de que seu isolamento não o levou a criar barreiras em relação às oportunidades que estão ao seu alcance e que devido ao esgotamento físico ou mental, tudo se torna imperceptível à sua volta? Há quanto tempo você evita tirar as tão sonhadas férias e ficar longe das atividades laborais para recarregar as energias? Esse pode ser o momento propício para fazê-lo entrar em harmonia com seu trabalho.

10 - E sua saúde? Como está? Se seu organismo apresenta sinais claros de que não está bem como, por exemplo, dor de estômago, enxaquecas constantes, é melhor procurar a orientação de um especialista. Isso pode ser um reflexo de que a ansiedade de conviver em um ambiente de trabalho nocivo já está afetando à sua saúde. Pontue a questão que mais o incomoda no ambiente de trabalho e tente resolver profissionalmente.

Créditos: Patrícia Bispo
Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Qualidade_de_Vida/Dicas/9080/voce-esta-a-beira-de-um-colapso-no-trabalho.html

 
Primeiros Socorros

Os primeiros socorros são procedimentos básicos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em situação de risco de vida, procurando manter os sinais vitais bem como impedir o agravamento, até que a vítima receba adequada assistência.

Portanto, a prestação de primeiros socorros não exclui a importante avaliação de um médico, sendo de fundamental necessidade o atendimento clínico o mais breve possível.

Nessa ocasião, o indivíduo que primeiro inicia o auxílio, geralmente aquele que presenciou ou chegou instantes depois do ocorrido, necessita manter a calma para agir sem pânico, procedendo de forma rápida, precisa e com precaução, atento a condições que não coloquem em risco a vítima.

Entre os principais aspectos destacam-se: percepção sobre a dimensão e gravidade do acontecimento, solicitar auxílio de outra pessoa mais próxima e capacitada, comunicar entidades públicas competentes (órgãos de saúde – SAMU / 192, Corpo de Bombeiro / 193 e, se for o caso, a Polícia / 190), transmitir tranquilidade e confiança aos envolvidos em estado consciente, improviso e agilidade empregados aos conhecimentos básicos de primeiros socorros.

Procedimentos conforme o agravo:

Transporte de vítimas:

  • Visualmente (sem tocar a vítima), observar qualquer ocorrência de fratura;
  • Se a vítima estiver lúcida, respondendo com clareza a perguntas diretas, averiguar aspectos relativos à sensibilidade;
  • Se suspeitar ou constatar fraturas (principalmente vertebral), manter a vítima imóvel no local do acidente, não provocando o deslocamento da mesma;
  • Sendo necessária a remoção, arrastar a pessoa acidentada com auxílio de um cobertor ou tábua, mantendo a cabeça da vítima erguida.

Parada Cardiorrespiratória:

  • Observar ausência de movimentos do tórax, respiração e pulsação, arroxeamento da face e unhas, baixa temperatura corporal, inconsciência e imobilidade;
  • Não é recomendado reanimar a vítima, fornecendo a ela substâncias para comer, beber ou cheirar;
  • A pessoa ferida deve ser colocada com cuidado de costas para o chão, com devida atenção, evitando qualquer lesão na medula ou comprometimento já existente;
  • Deve ser verificada (visualmente) obstrução das vias respiratórias: nasal e bucal, retirando, se possível, qualquer objeto que impeça a respiração da vítima;
  • Com as mãos posicionadas sobre a região inferior do osso vertical externo, no centro do peito deve ser iniciada a massagem cardíaca, efetuando pressões no tórax em intervalos curtos;
  • No mesmo instante da massagem, outra pessoa deve realizar respiração boca a boca, estendendo levemente a cabeça da pessoa para traz, mantendo o queixo erguido, evitando assim a dobra do pescoço;
  • Com o indicador e o polegar, devem ser fechadas as narinas da vítima;
  • Em seguida, deve-se abrir a boca da vítima, posicionando os lábios do socorrista contra os lábios da vítima, enchendo os pulmões de ar e soprando até inflar os pulmões do acidentado, distendendo o tórax.
  • O processo associado de respiração boca a boca e massagem deve ser repetido continuamente até que o coração volte a pulsar, obedecendo a frequência de um sopro para cada cinco pressões.

Observação: caso esteja sozinho, são aconselhados dois sopros para cada dez pressões torácicas.

Queimaduras

  • Isolar a vítima do agente causador do acidente (fogo ou substâncias químicas lesivas, por exemplo, um ácido);
  • Lavar a área queimada com água corrente limpa;
  • Se houver tecido da vestimenta aderido ao ferimento, este pode ser retirado de forma a não aumentar a lesão, no instante em que se estiver lavando o local;
  • Não colocar água fria, gelo ou sabão sobre o ferimento;
  • Proteja o local com pano e tecido limpo, mantendo a região mais elevada em relação ao resto do corpo para evitar inchaço;
  • Procure um centro de queimadura mais próximo de sua residência.

Corte

  • Lave o local com água limpa e pressione levemente o ferimento com pano até cessar o sangramento;
  • Não utilize soluções ou medicamentos caseiros, evitando processo alérgico ou infecções;
  • Se houver necessidade de sutura (ponto), caso o corte seja profundo, deve-se procurar uma unidade hospitalar;
  • É importante não deixar um ferimento grave exposto ao ar livre, sujeito a contaminação e infecção.

Fraturas

  • Se a fratura for exposta, cubra o ferimento com gaze ou pano limpo. Em hipótese alguma tente realinhar o membro ou retornar o osso, isso pode agravar a situação;
  • Imobilize a região lesada com tábua, papelão ou madeira, envolvendo uma faixa;
  • Em caso de sangramento incessante (hemorragia), realize uma leve compressão com pano limpo.

Créditos: Krukemberghe Fonseca, Graduado em Biologia.
Fonte: http://www.brasilescola.com/saude/primeiros-socorros.htm

 
Manual para melhorar a Qualidade de Vida

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram, recentemente, um manual com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e simples. São:

1 - Beber um copo de sumo de laranja, diariamente. Para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2 - Salpicar canela no café. Mantém baixo o colesterol, e estáveis os níveis de açúcar no sangue.

3 - Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral. O qual tem quase quatro vezes mais fibra, três vezes mais zinco e quase duas vezes mais ferro do que tem o pão branco.

4 - Mastigar os vegetais por mais tempo. Aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos no corpo. Mastigar liberta sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5 - Adotar a regra dos 80%. Servir-se de menos 20% da comida evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida, e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6 - O futuro está na laranja. Reduz em 30% o risco de cancro de pulmão.

7 - Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco, em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8 - Comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um antioxidante do tomate, pode inibir e ainda reverter o crescimento de tumores; e, é melhor absorvido pelo corpo quando o tomate está em molhos para massas ou para pizza.

9 - Limpar a sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes, resfriados e germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente, pelo menos quatro vezes por semana (aproveite o banho no chuveiro); sobretudo durante e após períodos de doença, devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10 - Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam a sua memória. Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, qualquer habilidade nova. Leia um livro e memorize parágrafos.

11 - Usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de artereosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos à sua idade biológica, porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo.

12 - Rir. Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivale a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse, acorda células naturais de defesa e desperta os anticorpos.

13 - Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, (sempre frescos), devem ser cortados e descascados no momento em que vão ser consumidos. Isto aumenta os níveis de nutrientes contra o cancro.

14 - Ligar para os seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com as pessoas de quem gostam, particularmente com a mãe, desenvolvem tensão alta (alta pressão), alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

15 - Desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelitas também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16 - Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos, sofrem mais de estresse e vão mais ao médico, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem-nos sentir otimistas, relaxados, e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até com um peixinho dourado podemos obter um bom resultado.

17 - Colocar tomate ou verdura frescas na sanduíche. Uma porção de tomate por dia, baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo os cientistas da Harvard Medical School.

18 - Reorganizar o frigorífico. As verduras, em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas. A luz artificial do equipamento destrói os flavonóides (que combatem o cancro) que todos os vegetais têm. Por isso, é melhor usar a área reservada às verduras, que é aquela gaveta em baixo.

19 - Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo, nas saladas, e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20 - E, por último, uma súmula de pequenas dicas para alongar a vida:

  • Comer chocolate. Duas barras por semana dão mais um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.
  • Pensar positivamente. As pessoas otimistas podem viver até mais 12 anos que os pessimistas, as quais, apanham gripes e resfriados mais facilmente.
  • Ser sociável. As pessoas com fortes laços sociais, ou redes de amigos, têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias, ou que só têm contato com a família.
  • Conhecer-se a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter', têm 35% mais de probabilidade de viver mais tempo.
     

Fonte: http://arquitetandonanet.blogspot.com.br/2010/08/manual-para-melhorar-qualidade-de-vida.html