Ciência da Felicidade
A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas no dia-a-dia das pessoas e, especificamente, dos servidores. A rotina pessoal sofreu grande alteração, assim como a de trabalho.
O isolamento social, com a utilização do teletrabalho como forma de garantir a não disseminação do vírus foi um dos instrumentos utilizados. Com isso, o convívio com os colegas de trabalho, a troca de experiência, tanto no ambiente familiar, quanto no ambiente de trabalho e social ficou extremamente restrito. Isso tem ampliado os problemas psicológicos na população. Diversos estudos tem apontado que os efeitos emocionais provocados pela pandemia exigirão da sociedade como um todo – governo, empresas e sociedade civil – uma atenção muito cuidadosa para o tema da saúde mental.
Por outro lado, a ciência já vinha se ocupando com o tema Felicidade. A Universidade Yale, dos Estados Unidos da América possui uma disciplina chamada PSYC 157 – Happiness and the Good Life, que já se tornou a matéria mais procurada pelos estudantes de graduação. Também a universidade de Harvard já conta, a mais de uma década, com disciplina voltada ao estudo da felicidade e do bem-estar.
Embora possa parecer desassociado, a felicidade vem sendo considerada como fundamental para manter a produtividade no ambiente de trabalho. Aliado ao atual cenário em que as mudanças e incertezas tem provocado alterações psicológicas profundas, até mesmo com cenários de depressão ou desenvolvimento de doenças psicossomáticas, é necessário que o Estado se preocupe e busque formas de minimizar os impactos no ambiente de trabalho.
No Brasil, a Ciência da Felicidade vem ganhando espaço no mundo acadêmico. A Universidade Positivo, instalada em Curitiba, lançou o curso “Ciência da Felicidade e bem estar - Como a felicidade e o bem-estar podem nos ajudar em momentos de crise?”, ministrado pelo professor Gustavo Arns. Idealizador do Congresso Internacional da Felicidade, realizado na cidade de Curitiba anualmente, Arns tem promovido consultoria e palestras sobre o tema em todo o território paranaense.
Para trazer esses conhecimentos aos servidores da Sefa, a Efaz promoveu no dia 16 de dezembro de 2020 a palestra 'A Ciência da Felicidade', com o professor Gustavo Arns.
Veja as fotos do evento: