TRABALHO DO GDFAZ FORTALECE AS ADMINISTRAÇÕES FAZENDÁRIAS 28/03/2016 - 11:40

Em 21 e 22/3/2016, a Secretaria de Estado da Fazenda de Pernambuco sediou a 57.ª Reunião do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), que atua na área de gestão de pessoas.
Inicialmente, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a duas palestras: Gestão estratégica com pessoas: caminho para uma administração eficiente e verdadeiramente pública, proferida pela Servidora Marília Raquel Simões Lins, da Secretaria de Estado da Administração de Pernambuco (SAD/PE); Desenvolvimento humano: focado na motivação e no empreendedorismo, proferida pela Servidora Maria Margarida de Souza, diretora do Centro Regional de Treinamento da Esaf no Ceará (Centresaf/CE) e facilitadora das reuniões do GDFAZ. Ambas as palestras trouxeram fundamentais conhecimentos. A satisfação dos participantes pôde ser observada pelos comentários positivos efetuados.
Na sequência, o servidor Mário Sérgio da Silva Brito, gestor da educação e da comunicação a distância na Sefa/PR e líder do subgrupo GDFAZ Virtual (comunidade virtual e site do GDFAZ), apresentou o Manual de orientações para implementação da educação a distância nas secretarias de fazenda, finanças, receita e tributação dos estados e do Distrito Federal. Trata-se de documento eletrônico bastante objetivo que indica, de forma prática, caminhos para que os fiscos estaduais implementem essa modalidade de ensino. Uma das partes do documento foi reservada para relatos de experiências das secretarias que já possuem EAD. Trata-se de importante diferencial.
Posteriormente, o servidor Carlos Dell’Agnelo, coordenador da Escola de Administração Tributária, centro formador da Sefa/PR, e coordenador-geral do GDFAZ, discorreu sobre a nova modalidade de trabalho do Grupo. A sistemática adotada tem como premissa a produção de documentos eletrônicos com temas relativos à área de gestão de pessoas. Para tanto, aproveitar-se-ão os conhecimentos de representantes das secretarias no GDFAZ, de servidores dessas secretarias, bem como os de outras secretarias e órgãos.
Os documentos produzidos servirão como norteadores de trabalhos nos fiscos estaduais e seus autores poderão atuar como consultores para as demais secretarias. Com isso, haverá economia de recursos e de tempo, bem como procederemos à gestão do conhecimento e contribuiremos para o desenvolvimento e fortalecimento das administrações fazendárias, afirmou Carlos Dell’Agnelo.
O plano estabelecido prevê, inicialmente, a produção de documentos em 2016 e 2017. Após concluído, cada documento será apresentado em uma reunião do Conselho de Política Fazendária (Confaz) e disponibilizado no site do GDFAZ (gdfaz.sefa.ma.gov.br). Para definição dos temas, foram ouvidos todos os participantes. A tabela abaixo traz o resultado.

TEMA EQUIPE RESPONSÁVEL                       ANO
Educação a distância                                   Mario Brito (PR. Coordenador) e Penha (ES). Relatos de experiências: Paulo Kato (PE), Cleber (PB), Luciana (BA), Mário Brito (PR), Penha (ES)                                                                                                                 2016
Qualidade de vida Ellen (Sefaz/AM. Coordenadora) e Kiola (Sefaz/MA) 2016
Metodologia para dimensionamento da
força de trabalho

Pedro Hermínio (SC. Coordenador), Antonio Félix (BA) e Ana Paula (PE) 2016
Gestão estratégica de pessoas     Iolanda (MA. Coordenadora), Elaine (PB) e Ana Paula (PE) 2016
Plano de capacitação Ronald (SP. Coordenador), Ana Cristina (PA) e Kali (RO) 2017
Trilhas de capacitação Sayonara (RN. Coordenadora), Lucimar (GO) e Janete (TO) 2017
Gestão por competências Juliana (PE. Coordenadora), Ingrid (MT) e Alexandre (RS) 2017
Avaliação de desempenho
dos servidores
Erich (MG. Coordenador), Margarida (AL) e Itacelma (AP) 2017
Gestão do conhecimento Ricardo (BA. Coordenador), Jackson (TO) e Mônica (AL) 2017

Definidos os temas, as equipes se reuniram e passaram a realizar os trabalhos pertinentes, com apresentação dos resultados ao final da reunião.
Além dos temas escolhidos – muito relevantes –, o GDFAZ ofertará em 2016 o primeiro curso a distância inteiramente produzido pelo grupo: A lógica da crase. São responsáveis pelo trabalho os servidores Maria da Penha Zanoni Brito (ES) e Carlos Dell’Agnelo (PR).
É fundamental registrar o interesse e a seriedade com que os participantes encararam esse novo desafio. O entusiasmo demonstrado indica que os objetivos serão alcançados. A manutenção dos representantes das secretarias no GDFAZ é fundamental para que isto aconteça.
A dedicação, a construção coletiva e a socialização do conhecimento são essenciais. Ganham as administrações fazendárias. Ganham os estados e o Distrito Federal. Ganha o país.

Fonte: Carlos Dell'Agnelo (Esat)