Seminário paranaense reúne gestores de Educação Fiscal de todo o país 16/11/2022 - 15:00

Reunindo apresentações de professores, debates, palestras com a presença de servidores e autoridades da área da Educação Fiscal, a Secretaria da Fazenda, por meio da Escola Fazendária do Paraná (Efaz), promoveu nesta quarta e quinta-feira (09 e 10), a III  Semana de Conscientização Tributária e XXIII  Seminário Paranaense de Educação Fiscal - Múltiplos Olhares: mapeando a Educação Fiscal no Brasil.

O evento ocorreu no primeiro dia de forma híbrida na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba, e já conta com mais de 1200 interações nas redes sociais. Nesta quinta-feira (10), o evento ocorre com transmissão online para todo o Brasil, através do canal do Youtube da Efaz e está divulgado nas demais  redes sociais.

Durante os dois dias, foram realizadas palestras e apresentações de professores que atuam com a Educação Fiscal em todo o território brasileiro. Também foi realizada a apresentação pelos  professores dos   projetos executados nas escolas de diferentes cidades do Paraná. Os projetos aconteceram em Foz do Iguaçu, Prudentópolis, Curitiba, Marechal Cândido Rondon e Guarapuava e tiveram a educação fiscal  como tema norteador. Nos demais 27 Núcleos Regionais de Educação do Paraná também estão ocorrendo ações dentro do Projeto Educação Fiscal nas Escolas.

A programação contou no primeiro dia com oito palestras e apresentações. Além disso, os palestrantes dos trabalhos participam de uma mesa redonda no período matutino e vespertino, para discussão de abordagens e ações no contexto da Educação Fiscal para crianças e  adolescentes.

Ações lúdicas para as crianças

A Vendinha do Fisco é um projeto criado no ano de 2000 e desde  então trabalha conceitos de cidadania, educação fiscal, orçamento familiar e conscientização tributária através de brincadeiras lúdicas para crianças de 6 a 12 anos, em escolas e eventos públicos. Por meio de brincadeiras as crianças usam dinheiro fictício e figurinhas de produtos de consumo, para realizar ações de conscientização e simular operações de compra e venda e a  emissão da Nota Fiscal.

De acordo com Rosa Fatima dos Santos, auditora fiscal da Receita Estadual que trabalha com o  Projeto Educação Fiscal, a oficina da Vendinha do Fisco, tem o objetivo de contribuir para  formação de cidadãos mais conscientes em relação  ao espaço público, à gestão e ao controle social dos valores arrecadados através dos tributos. Rosa aponta que “através de brincadeiras, as crianças aprendem de forma didática.

No Paraná desde que surgiu,  aproximadamente 500 mil crianças já tiveram contato com a  Vendinha do Fisco na escolas e em eventos públicos. A auditora fiscal comentou que o projeto existe há 22 anos e é uma  importante ferramenta de  conscientização  sobre educação fiscal.

"Segundo dados  estatísticos, mais de 80% das crianças e jovens no Brasil  dependem da escola pública para ter acesso  à educação, à qual a  Constituição Federal prevê como o direito de todos e dever do Estado". Daí o tributo ser um instrumento fundamental para a garantia dos direitos constitucionais.

banquinha_do_fisco1.jpg
Banquinha do Fisco nas escolas