Seminário de Educação Fiscal em Goioerê 08/08/2011 - 08:50

“Tudo que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade, ou no meu bairro, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida. Um cidadão com um sentimento ético forte e consciência de cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação.” (Herbert José de Sousa) - Betinho

Aconteceu nos dias 03 e 04/08, o III Seminário de Educação Fiscal de Goioerê. O referido seminário contou com a participação de aproximadamente 1.800 membros da comunidade escolar estadual e municipal e sociedade civil dos 09 (nove) municípios jurisdicionados ao NRE Goioerê.
O seminário teve como objetivo, orientar os participantes para serem multiplicadores de ações de cidadania fiscal. Sendo a educação fiscal um processo que visa à construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania, a ideia é proporcionar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles sociais e fiscais do estado.

O evento contou com palestras, apresentações musicais, dança, teatro e debates.

Com o Tema, Educação Fiscal e o Controle Social dos Gastos Públicos, o Professor Doutor da Universidade Estadual de Maringá, Marcílio Hubner de Miranda Neto, sensibilizou os professores presentes para o reconhecimento da importância da interdisciplinaridade, ao afirmar que: “A disciplina isolada é desprovida de significado. Temos que proporcionar a convivência de diferentes saberes humanos. Salientou o professor, com o intuito de conscientizá-los a trabalhar o tema “Educação Fiscal” em todas as disciplinas, dentro das possibilidades de cada uma delas!

Enquanto que, a Sra. Rosa Fátima dos Santos, representante do Grupo de Educação Fiscal do Paraná no evento, destacou que: “...tudo começa pela educação e que com a questão fiscal não é diferente.” Ela conclamou aos professores presentes a terem atitude de cidadania fiscal perante seus alunos, para mostrar que é possível conseguir um país melhor.

Para o chefe do NRE, professor Adão Aristeu Ceniz, educação fiscal deve ser entendida como uma abordagem didático-pedagógica, estimulando o aluno, enquanto cidadão, a compreender e por em prática o efetivo exercício de cidadania e assim, propiciar a transformação social. “Os professores devem levar para as salas de aula conteúdos que se transformem em ações de cidadania, envolvendo toda a comunidade escolar.” Disse Ceniz.

A Professora Edna Filipim, representante da Educação Fiscal no Núcleo Regional de Educação de Goioerê, que é também “Contadora de Histórias”, abrilhantou o evento ao falar sobre o tema, em Prosa e Verso. Nos moldes do ERA UMA VEZ..., encantou a plateia:
“...na história A Bela e a Fera, Bela perguntou aflita:
Fera, onde você está? ...
FERA! São os parceiros e os colaboradores com o III Seminário de Educação Fiscal!
E essa história, não acaba aqui, a história da Educação Fiscal nos Municípios Jurisdicionados ao NRE continua, agora com vocês professores, fazendo acontecer. Porque como diz o compositor: “ Quem disse que um grão de areia não é uma parte dessa construção?” Concluiu Filipim.

Para a realização do seminário, contamos com as seguintes parcerias:

Núcleo Regional de Educação de Goioerê;
FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia;
Universidade Estadual de Maringá-Pr;

Banco Sicredi;
Fátima Neves – Secretária de Educação Goioerê e Equipe;
Equipe NRE.

O Núcleo Reginal de Educação de Goioerê, expressa seus agradecimentos aos que diretamente ou indiretamente colaboraram para a realização deste evento, bem como a todos que compareceram para prestigiar o III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FISCAL DE GOIOERÊ-PR.

“A Cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente em favor da comunidade.”
(Tancredo Neves.)