Sefa participa da 65ª reunião do GDFAZ 04/12/2018 - 14:00

A Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná (Sefa) participou da 65ª do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), na cidade de Fortaleza, Ceará, no período de 21 a 23 de novembro de 2018. Dentre os 18 estados presentes ao encontro, a Sefa se fez representar por Mário Brito, Coordenador da Escola Fazendária do Paraná (Efaz) e líder do subgrupo GDFAZ Virtual.

A apresentação "Desafios do Desenvolvimento de Lideranças na Gestão Pública", tema principal do evento, retratou a importância da formação continuada de lideranças nos quadros do serviço público, em especial do servidor fazendário. As preocupações da liderança do GDFAZ, refletida nas falas dos palestrantes convidados, recaíram sobre como conciliar os desafios na gestão de pessoas e na preparação dessas para as constantes e rápidas mudanças que estão se processando na sociedade contemporânea.

Na ocasião, os palestrantes destacaram também os cuidados constantes em fortalecer o papel estratégico na gestão de pessoas das unidades fazendárias para o bem-estar das pessoas no ambiente de trabalho, dos processos e a perpetuação dos conhecimentos adquiridos pelo corpo funcional ao longo dos anos.

Na oportunidade, a Sefa apresentou ao grupo do GDFAZ informações sobre o desenvolvimento do projeto piloto de Trilhas de Aprendizagem em Auditoria Contábil, trabalho em produção conjunta com outros representantes do GDFAZ e com representantes do GT de Auditoria Contábil do Encat.

Esse piloto será hospedado pela Efaz, por meio de seu ambiente virtual de aprendizagem, que possibilitará a formação de auditores para atuação em auditoria contábil. Posteriormente, a trilha será cedida às demais unidades da federação para que ofertem localmente.

Este trabalho reflete um dos princípios fundamentais do GDFAZ: a colaboração. A união de esforços de profissionais dispersos por todo país para a produção de um produto comum, ratificando princípios de economicidade, eficiência, eficácia e cidadania.

As reuniões do GDFAZ acontecem quadrimestralmente e buscam alinhar as ações das secretarias fazendárias das unidades federativas com a finalidade de compartilhar experiências, discutir tendências, buscar soluções comuns na gestão do maior patrimônio das organizações, as pessoas.