SEMINÁRIO GESTÃO DE RISCOS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO SETOR PÚBLICO 18/12/2019 - 12:30
|MATERIAL APRESENTADO
CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO ÀS APRESENTAÇÕES EXIBIDAS DURANTE O EVENTO.
|IMAGENS DO EVENTO
CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO ÀS IMAGENS DO EVENTO.
|DESCRIÇÃO
No dia 05 de fevereiro de 2020, no auditório da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná – PGE/PR, ocorrerá o Seminário Gestão de Riscos: Desafios e Oportunidades no Setor Público. Durante o painel e as palestras, serão discutidos temas atuais relacionados às experiências, aos desafios e às perspectivas da Gestão de Riscos no Setor Público, especialmente no que tange a:Compliance, Implementação da Gestão de Riscos, Cultura da Conformidade e Desenvolvimento Comportamental da Ética.
Promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda - SEFA PR, por meio da Escola Fazendária - EFAZ, em parceria com a CGE e PGE do Estado do Paraná. O Seminário Gestão de Riscos: Desafios e Oportunidades no Setor Público reunirá em Curitiba, na sede da PGE, integrantes das secretarias de fazenda de todos os estados, servidores do Poder Executivo em geral, Legislativo e Judiciário, bem como representantes de instituições públicas, representantes das entidades de classe, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.
Com a participação de palestrantes de alta qualificação no cenário nacional, o evento busca promover a reflexão sobre os desafios e as oportunidades deste tema, a abordagem, a implementação, os aspectos legais e conceituais, as etapas de gerenciamento de riscos e o compliance, qualificando os servidores públicos com vistas à otimização de recursos públicos e aos resultados efetivos para a sociedade paranaense.
O evento é gratuito, as vagas são limitadas e as inscrições estão abertas até 03 de fevereiro ou até a lotação do espaço.
|INSCRIÇÕES
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
|DATA E LOCAL
Data e horário
05 de fevereiro de 2020, das 8h00 às 12h e das 13h30 às 18h
Local
Auditório da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná – PGE/PR
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 598 – Centro / Curitiba - PR.
|OUTRAS INFORMAÇÕES
Público
Integrantes das secretarias de fazenda de todos os estados, servidores do Poder Executivo em geral, Legislativo e Judiciário, bem como representantes de instituições públicas, representantes das entidades de classe, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.
Forma de participação
Presencial
Carga Horária
8 horas
Certificado
Para certificação presencial é necessária comprovação de presença pela assinatura em lista de frequência.
A equipe da Escola Fazendária da Paraná encaminhará os certificados por e-mail.
|PROGRAMAÇÃO
8h | Credenciamento
8h30 | Abertura
- Renê Garcia Jr.
Secretário de Estado da Fazenda do Paraná - Letícia Ferreira da Silva
Procuradora-Geral do Estado do Paraná - Raul Siqueira
Controlador-Geral do Estado do Paraná
8h50 | Painel Experiências dos Estados
- Rodrigo Fontenelle
Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais - Marcos Saraiva
Assessor Especial SEFAZ/CE - Rodrigo Bittencourt
Assessor Especial de Ética e Compliance SEFAZ/AL - Moderador | Raul Siqueira
Controlador-Geral do Estado do Paraná
11h20 | Debate
12h | Intervalo para almoço
13h30 | Palestra 1: Etapas de Gerenciamento de Riscos
- Raphael Soré
Sócio da prática de Investigações e Compliance da KPMG One America
14h30 | Palestra 2: Aspectos Legais e Conceituais da Gestão de Riscos
- Carlos Eduardo Gonçalves
Sócio diretor da EloGroup, especialista em gestão organizacional
15h30 | Coffee Break
16h | Palestra 3: Programa de Integridade e Compliance
- Raul Siqueira
Controlador-Geral do Estado do Paraná
17h | Palestra 4: Gestão de Riscos no Setor Público
- Cristina MacDowell
Especialista Líder Fiscal e em Desenvolvimento Municipal do BID
18h | Encerramento
- Renê Garcia Jr.
Secretário de Estado da Fazenda do Paraná - Letícia Ferreira da Silva
Procuradora-Geral do Estado do Paraná - Raul Siqueira
Controlador-Geral do Estado do Paraná
|APOIO E REALIZAÇÃO
|PALESTRANTES
PAINEL EXPERIÊNCIAS DOS ESTADOS
Rodrigo Fontenelle Miranda | Gestão de Riscos no Setor Público |
Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, atualmente é Controlador-Geral do Estado de MG e presidente do Conselho Fiscal do BDMG. Foi chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento entre 2016 e 2018, responsável pela implantação do Programa de Integridade e Gestão de Riscos no MP. Mestre em Contabilidade (UnB). Pós-graduado em Finanças (Ibmec) e Auditoria Financeira (UnB/TCU). Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG. É professor da Fundação Dom Cabral, FGV e também atua como instrutor na ENAP. É autor dos livros Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público (Ed. Fórum) e Auditoria Privada e Governamental (Ed. Impetus, 4ª edição) e possui quatro certificações internacionais: Certified Government Auditing Professional –CGAP, Certified Internal Auditor – CIA, Certification in Control Self-Assessment – CCSA e CRMA - Certification in Risk Management Assurance, todas emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA). |
|
Marcos Saraiva | Implementação de Gestão de Risco na SEFAZ/CE |
Auditor Fiscal da Receita Estadual da SEFAZ/CE desde 1994. Graduado em Administração. Especialista em Gestão Avançada no Serviço Público pela FGV. Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará. Trabalhou No Citibank NA e no Ministério da Fazenda como Técnico de Finanças e Controle e Analista de Finanças e Controle. Na SEFAZ/CE, atuou na área de RH e financeira (1994 a 2000). Atuou junto à Secretaria de Segurança Pública assessorando a gestão em temas relativos a planejamento, orçamento, finanças, plano de cargos e, ainda, convênios no âmbito do Plano Nacional de Segurança Pública. Trabalhou na Secretaria da Controladoria, onde atuou como Secretário Executivo da Comissão de Programação Financeira e Crédito Público, enquanto Coordenador de Controle Interno, e coordenou a equipe que implantou o Sistema de Contratos e Convênios e o Portal da Transparência. Atua no âmbito do Programa de Modernização Fazendária – PROFISCO desde 2008. Desde janeiro de 2019, está responsável pela Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria. |
|
|
|
Rodrigo Bittencourt | Implementação Gestão de Riscos e Compliance na SEFAZ/AL |
Rodrigo Bittencourt Miranda, Administrador de Empresas, Assessor Especial de Ética e Compliance na Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas e Professor universitário. Especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, Especialista em Marketing e Gestão Esportiva pelo CIES/FIFA® e FGV, Compliance Anticorrupção no LEC-Legal Ethics Compliance, Compliance no setor público pelo INSPER e membro da ABRARC-Associação Brasileira de Auditoria, Riscos e Compliance. |
|
PALESTRA 1 |
Raphael Soré | Etapas de Gerenciamento de Riscos |
|
Mestre em Direito do Estado – Fac. Direito do Lgo. de S. Francisco-USP, Pós-Graduado em Direito Público – Escola Paulista da Magistratura, Bacharel em Direito– Fac. Direito do Lgo. de S. Francisco-USP, Certified Fraud Examiner – CFE (ACFE). Raphael é sócio da prática de Investigações e Compliance da KPMG One America. E tem mais de 10 anos de experiência nos setores público e privado em investigações de fraude e corrupção, compliance e governança. No setor público, Raphael atuou no Ministério Público Federal (MPF), na Corregedoria Geral do estado de São Paulo, como Presidente do Conselho Estadual de Transparência Pública e como Secretário Executivo do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI). No setor privado, antes de ingressar na KPMG, Raphael atuou como Sócio-B de um dos principais escritórios de advocacia do Brasil, coordenando a prática de compliance e investigações e atendendo clientes corporativos de diversos setores. É autor de três livros relacionados a compliance, investigações e controles internos. Seu livro sobre a Lei Anticorrupção é frequentemente referido por estudiosos e profissionais como uma referência à interpretação da legislação anticorrupção brasileira. Em seu ranking de 2019, a Revista Análise da Advocacia apontou Raphael como um dos advogados mais admirados do Brasil em compliance. |
PALESTRA 2 |
Carlos Gonçalves | Aspectos legais e conceituais da Gestão de Riscos |
Sócio diretor da EloGroup, consultoria especializada em gestão, tecnologia e analytics. Graduado em engenharia elétrica com especialização em gestão organizacional. Gerente de projeto certificado pelo PMI e instrutor de cursos de gestão de projetos, gestão de processos e gestão de riscos. Possui mais de 15 anos de experiência liderando projetos junto a órgãos de governo, incluindo: Ministério da Economia, Receita Federal, Tesouro Nacional, PGFN, CONFAZ e secretarias de fazenda estaduais. Dentre esses projetos, destaca-se a implantação da gestão de riscos no Tesouro Nacional, na PGFN, na Secretaria de Fazenda do Ceará e na Secretaria de Finanças de Rondônia. |
|
PALESTRA 3 |
Raul Siqueira | Programa de Integridade e Compliance na Administração Pública Estadual |
Raul Clei Coccaro Siqueira, é especialista em ética e compliance pela Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE) e pela Legal, Ethics & Compliance (LEC), membro do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP) e do Instituto Paranaense de Compliance (IPACOM). Secretário Geral da Comissão de Gestão Pública, Transparência e Controle da Administração e Conselheiro da Comissão de Direito da Cidade da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná. No Estado do Paraná, dentre suas experiências profissionais incluem a de Procurador Jurídico e Controlador Geral do Serviço Social Autônomo ParanaCidade, bem como da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Coordenador Jurídico da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba - COMEC, Assessor Jurídico da Casa Civil do Paraná (CC) e da Secretaria de Estado do Governo (SEEG), Assessor Jurídico da Secretaria Especial do Controle Interno do Paraná, Assessor Jurídico do Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR, dentre outros. |
|
PALESTRA 4 |
Maria Cristina MacDowell | Gestão de Riscos no Setor Público |
Especialista Líder Fiscal e em Desenvolvimento Municipal do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Pesquisadora licenciada do Instituto de Pesquisa Aplicada – IPEA, onde exerceu o cargo de Coordenadora-Geral de Estudos Regionais. Foi Diretora-Geral Interina, Diretora-Geral Adjunta e Diretora de Educação da Escola de Administração Fazendária – ESAF do Ministério da Fazenda. Consultora de Organismos Internacionais, como Banco Mundial, OIT e UNCDF/PNUD. Doutora em Economia pela Universidade de Brasília e Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Autora de diversos artigos técnicos nas áreas de federalismo fiscal, economia do setor público, economia regional urbana. Participou como palestrante em cursos, congressos, conferência e demais eventos técnicos nacionais e internacionais. Coordenadora técnica e palestrante dos cursos de Gestão Urbana e Municipal e Relações Fiscais Intergovernamentais no Brasil realizado pela ESAF em parceria com o Instituto do Banco Mundial |
|