Profisco / PR 23/11/2014 - 09:50

O Profisco/PR - Programa de Gestão Fiscal do Estado do Paraná - refere-se a contrato firmado com o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento - no valor de 10 milhões e 625 mil dólares (8 milhões e 500 mil  dólares são recursos do BID, 2 milhões e 125 mil dólares são recursos do Estado, estes denominados contrapartida).

A Lei 17.031/2011 autorizou a contratação do financiamento, e a assinatura do contrato aconteceu em 6/8/2014. O prazo para desembolso é de 5 anos.

O Objetivo geral do Profisco/PR é “Buscar continuamente a excelência da administração tributária, orçamentária e financeira do Estado, visando aproximar a arrecadação de tributos do seu real potencial e aumentar a efetividade, qualidade e transparência do gasto público, de forma a oferecer melhores serviços ao cidadão.”

O EGP - Escritório de Gerenciamento de Projetos - é o setor responsável pela coordenação do Profisco/PR, que é composto por quatro componentes, sete subcomponentes e nove produtos.

Conheçamos um pouco mais sobre o Profisco/PR.

Maria de Fátima Zanardini Albini (CRE/EGP), coordenadora-geral,
Alan Gimenez Ribeiro (CRE/EGP), coordenador substituto,
José Marcos Grabicoski (CRE/EGP), assistente de monitoramento e avaliação,
Celso Ademir Chiquim (CRE/Agaf), coordenador técnico,
Ricardo José Carneiro (Cafe/Dired), coordenador administrativo-financeiro.

I.GESTÃO  ESTRATÉGICA  INTEGRADA

1.    Aperfeiçoamento organizacional e da gestão estratégica
Produto: Modelo de gestão estratégica com foco em resultados e macroprocessos redesenhados.
Coordenadora: Maria de Fátima Zanardini Albini (CRE/EGP).

2.    Cooperação entre instituições nacionais e internacionais
Produto: Programa de participação continuada de servidores da Sefa em fóruns Integradores nacionais e internacionais.
Coordenador: Carlos Dell’Agnelo (CRE/Esat).

II. ADMINISTRAÇÃO  TRIBUTÁRIA  E  CONTENCIOSO  FISCAL

3.    Melhoria da eficiência da administração tributária
Produto: Solução de BI e mineração de dados implantada (parte do Projeto Phoenix).
Coordenador: Glauco Oscar Ferraro Pires (CRE/AGTI).

4.    Aperfeiçoamento da gestão do cadastro e implantação do sistema público de escrituração digital
Produto: Sistema integrado implantado permitindo a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas com integração de todos os processos dos órgãos e entidades.
Coordenadora: Joce Maria Repula (CRE/IGA).

5.    Melhoria da eficiência e eficácia da administração do contencioso fiscal
Produto: Processo Administrativo Fiscal eletrônico (e-PAF).
Coordenadora: Maria de Fátima Zanardini Albini (CRE/EGP).

III. ADMINISTRAÇÃO  FINANCEIRA, PATRIMONIAL  E  CONTROLE INTERNO

6.    Melhoria da eficiência e da eficácia da administração financeira
Produto: Sistema Siaf atualizado para apoio ao planejamento, execução e gestão da programa financeira do estado.
Coordenador: João Sartori Junior (Cafe/Didep).

Produto: Sistema Siaf atualizado com novo módulo contábil desenvolvido e implantado para serviços de lançamentos contábeis, correções automáticas, explosão de conta contábil, auditorias internas e extração de informações (Pcasp).
Coordenadora: Gisele de Carvalho Carloto (Cafe/Dicom).

IV. GESTÃO DE RECURSOS CORPORATIVOS

7.    Modernização e aperfeiçoamento dos serviços de tecnologia da informação e comunicação na área fazendária
Produto: Plano estratégico de TI da Sefa desenvolvido e implantado.
Coordenador: Agnaldo Hermínio de Carvalho Dias (CRE/AGTI).

Produto: Solução de virtualização de desktops ampliada.
Coordenador: Agnaldo Hermínio de Carvalho Dias (AGTI).

Em 6/11/2014, no auditório da Sefa, houve apresentação do Profisco/PR. Estiveram presentes a equipe de coordenação, os coordenadores de produtos e outros servidores interessados. O resultado da reunião foi extremamente positivo, pois teve-se a oportunidade de alinhar conhecimentos, dirimir dúvidas. Além disso, constatou-se a necessidade de o trabalho ser realizado de forma articulada, fato que, por si só, sugere a integração entre as coordenações e os setores.

Há muito trabalho a realizar e as perspectivas são alvissareiras.