Núcleo de apoio Contábil e Fiscal (NAF) 04/01/2016 - 11:10

NAF
A 9.ª Delegacia Regional da Receita Estadual recebeu em 10 de dezembro representantes de diversas entidades, dentre eles do Conselho Regional de Contabilidade, do Sindicato dos Contabilistas de Maringá e o Delegado da Receita Federal, para tratar do apoio a ser prestado por estas entidades ao Núcleo de apoio Contábil e Fiscal (NAF).
A Professora Simone Raimundini, coordenadora do NAF em Maringá, ministrou palestra expondo a metodologia de funcionamento do Núcleo.
O NAF é um escritório modelo de contabilidade e foi idealizado pelo Auditor Fiscal da Receita Federal Clóvis Belbute Peres. Está sediado no Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá, onde alunos do curso de Ciências Contábeis prestam atendimento gratuito para as pessoas denominadas hipossuficientes, ou seja, que não possuem condições financeiras para pagar escritórios de contabilidade quando necessitam de serviços da área. Como exemplo de serviços, cita-se o preenchimento de declaração do imposto de renda pessoa física, a formalização do micro empreendedor individual (MEI), inventários e outros.
"A ideia é estabelecer uma linha direta entre os alunos e estas entidades participantes, para esclarecimento de dúvidas surgidas quando do atendimento ao contribuinte no escritório modelo", afirmou a Auditoria Fiscal Rosa Fátima dos Santos, da 9.ª DRR-Maringá.
O NAF, além de atender o público carente, permite o contato dos alunos de Ciências Contábeis com a parte prática da Contabilidade, a fim de que, quando concluírem o curso, já tenham experiência suficiente para o exercício adequado da atividade de contador.