I Prêmio SINDAFEP de Educação Fiscal já tem vencedores 01/03/2012 - 17:40

bannerEm 2011, o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), em conjunto com o Grupo de Educação Fiscal do Paraná (GEFE-PR), lançou o I Prêmio SINDAFEP de Educação Fiscal que teve com tema "Educação Fiscal/Cidadania Fiscal".

Segundo Osmar de Araújo Gomes, vice-presidente de Administração do SINDAFEP, o concurso alcançou sua finalidade de instigar estudos voltados à Cidadania Fiscal. “Nosso principal objetivo foi incentivar e estimular o aprendizado para a cidadania. Foram milhares de pessoas alcançadas, e mais de duas mil, na maioria professores, formularam trabalhos sobre a participação da sociedade no controle dos gastos públicos, no combate à corrupção e na efetiva aplicação dos tributos,” explica Gomes.

Para Nilce Costa de Oliveira Nascentes, Coordenadora da Escola de Administração Tributária (ESAT) da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná “Esse trabalho atualiza o conhecimento dentro da sala de aula, uma vez que a maioria dos participantes são professores da rede pública de ensino. A leitura dos trabalhos nos permitiu concluir que a Educação Fiscal pode estar inserida em qualquer matéria constante do currículo escolar, permitindo, inclusive, a conexão entre as disciplinas: a isto chamamos de interdisciplinaridade", afirma Nilce.

Houve 2.151 participantes, que apresentaram trabalhos inéditos e pertinentes ao conteúdo encontrado nos cadernos temáticos do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal.

Setenta e cinco trabalhos foram classificados para o processo de avaliação final, que foi realizado pelos membros do Grupo de Educação Fiscal. Ao final, os três trabalhos com maiores notas serão premiados.

Os três autores vencedores são, em ordem alfabética e não em ordem classificatória, Fabio Hiroyuki Tanno, com o trabalho “Disseminação da Educação Fiscal na classe contabilista para micro e pequenos empresários” ; Irene Aparecida dos Santos Scapin, com o trabalho “A Educação Fiscal e a perspectiva de formação do cidadão no contexto escolar”; e Maria de Fátima Rodrigues Silveira, com o trabalho “Educação Fiscal e o exercício da cidadania”.
Receberão menção honrosa os trabalhos apresentados por Fabiana Willenborg, com o trabalho “Educação Fiscal também se faz com arte”; Luciane Wolff Martins, com o trabalho “Informação é cidadania”; e Priscila Gobetti Cassiano, com o trabalho “Plano de trabalho docente em Educação Fiscal”.

A classificação final, primeiro, segundo e terceiro colocado, será conhecida durante o X Seminário Paranaense de Educação Fiscal, que será realizado em Umuarama, nos dias 27, 28 e 29 de agosto deste ano, quando também ocorrerá a premiação.

O primeiro colocado ganhará uma viagem para Buenos Aires, na Argentina, com quatro noites de hospedagem, com direito a um acompanhante. O tutor responsável pelo trabalho vencedor também será premiado, e receberá uma viagem para Guaratuba, com seis noites de hospedagem no Hotel Rota do Sol, com direito a um acompanhante.
O segundo lugar do concurso receberá como prêmio uma viagem para Porto de Galinhas, em Pernambuco, com quatro noites de hospedagem, com direito a um acompanhante.
O terceiro colocado será premiado com uma viagem para Guaratuba, com direito a seis noites de hospedagem no Hotel Rota do Sol, também com um acompanhante.

Grupo de Educação Fiscal do Paraná

Fazem parte do Grupo de Educação Fiscal do Paraná a Receita Federal do Brasil, a Controladoria-Geral da União, o Grupo de Educação Fiscal do Município de Curitiba, o Centro de Treinamento Regional da ESAF no Paraná, a Secretaria de Estado da Administração e Previdência, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Estado da Fazenda e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.