Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE) realiza capacitação sobre Educação Fiscal e Cidadania 27/08/2025 - 17:12
Em parceria com o Grupo de Educação Fiscal Municipal (GEFM) de Jaguariaíva, o GEFE capacitou professores da rede municipal de ensino
O Grupo de Educação Fiscal Estadual do Paraná (GEFE) realizou na última terça-feira (26), um encontro de capacitação com professores da rede municipal de ensino de Jaguariaíva. O objetivo da capacitação foi preparar os docentes para aplicarem iniciativas de educação fiscal para os estudantes. A formação foi conduzida pela coordenadora estadual de Educação Fiscal, Luciane Lejambre, e pela auditora fiscal Rosa Fátima dos Santos.
Durante o encontro, que foi realizado em parceria com o Grupo de Educação Fiscal Municipal (GEFM) do município de Jaguariaíva, foram apresentados conceitos centrais da Educação Fiscal, que irão contribui para o reforço do papel do cidadão, tanto dos professores quanto de seus alunos.
No evento, os docentes conheceram materiais de apoio pedagógico disponibilizados pela Escola Fazendária do Paraná (EFAZ-PR), como vídeos e cartilhas, além de exemplos de projetos que podem ser aplicados em sala de aula. Entre eles, se destacou a atividade “Nota Fiscal: real ou fake?”, que ensina os alunos a identificar uma nota fiscal verdadeira e compreender a importância da sua emissão.
CONCURSO DE REDAÇÃO
A capacitação dos professores de Jaguariaíva integra o lançamento do Concurso de Redação do município, uma iniciativa do GEFM que busca estimular estudantes a refletirem sobre a função social dos tributos e o exercício da cidadania.
PROJETO EDUCAÇÃO FISCAL NAS ESCOLAS
Entre os vídeos apresentados para os professores, estavam os do ‘Projeto Educação Fiscal nas Escolas’. O projeto, iniciativa do GEFE juntamente com a Secretaria da Educação (SEED) e a EFAZ, busca disseminar os ensinamentos de Educação Fiscal através de uma série de vídeos.
Todo o conteúdo pode ser acessado através do link: Projeto Educação Fiscal nas Escolas | Escola Fazendária do Paraná , ou também no canal da EFAZ no Youtube.