GERÊNCIAS DA CRE REÚNEM-SE NA ESAT PARA DEBATER SOBRE ALTERNATIVAS DE CAPACITAÇÃO E COMUNICAÇÃO A DISTÂNCIA 27/07/2015 - 10:10

Em 1.º/7 pela manhã, a equipe da Esat (Agemir, Marcos, Mário e Carlos) esteve reunida com alguns gerentes da CRE para apresentação de alternativas para a capacitação, a comunicação e a realização de trabalhos a distância, bem como para discutir possibilidades.

Estiveram presentes Suzane (IGA), Ramiro (IGF), Jorge e Laércio (IGT) e Hamada (AGSN).

Durante a reunião, foram apresentadas alternativas que já estão à disposição e que, portanto, podem ser utilizadas de imediato:

- BigBlueButton – aplicativo que permite a realização de reuniões a distância pela web, com interação síncrona (ao mesmo tempo) entre os participantes.

- Telessalas do Detran – espalhadas por todo o Paraná, permitem a realização de reuniões, palestras, cursos a distância, com interação entre os participantes. Assemelha-se muito à modalidade presencial, pois palestrante/professor e participantes/alunos podem comunicar-se por câmeras e microfones, gerando boa interação entre todos.

- Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Esat – além de ser utilizado para a oferta de cursos a distância pela web, possibilita a criação de comunidades virtuais. Estas podem ser utilizadas, por exemplo, para que equipes de trabalho, grupos de estudo discutam a distância sem necessidade de utilização do Expresso. Uma das grandes vantagens é que as mensagens dos participantes e o material postado ficam armazenados, permitindo a consulta a qualquer tempo. Isso facilita muito para os que passarem a compor a comunidade depois de algum tempo de criada, pois terão à sua disposição o histórico das tratativas.

A intenção é, brevemente, convidar outras gerencias da Administração Central da CRE e da Sefa, a fim de também apresentar-lhes essas alternativas.

“As tecnologias estão à nossa disposição e devemos utilizá-las para facilitar a realização dos trabalhos que estão sob a nossa responsabilidade. A redução de custos, deslocamento e riscos principalmente deve ser almejada continuamente. A Esat está à disposição para contribuir para a utilização dessas tecnologias, pois acredita que, progressivamente, será incorporada ao cotidiano da Sefa”, pontuou Carlos Dell’Agnelo, coordenador da Esat.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias