Escola do Paraná recebe prêmio nacional de Educação Fiscal 24/11/2014 - 09:00

premio_ef_2014
Desafios para Jovens do Século 21. Este é o nome do projeto desenvolvido na Escola Estadual Moreira Sales, do município de Moreira Sales, no Centro-Oeste do Paraná, que garantiu à instituição o terceiro lugar na categoria Escolas, no Prêmio Nacional de Educação Fiscal deste ano. O resultado foi divulgado terça-feira (18), em Brasília. A escola recebeu R$ 5 mil para investir na formação dos alunos.

O concurso é promovido pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf) como forma de discutir a importância social dos tributos e o acompanhamento dos gastos públicos no Brasil.

MATERIAIS E PALESTRAS - O projeto da Escola Estadual Moreira Sales é desenvolvido desde 2011 pela professora Cleusa Bertti de Azevedo Nunes e pela agente educacional Alessandra de Moura Vieira e envolve diretamente 700 alunos. O trabalho resultou em materiais que foram distribuídos em 30 escolas da região.

As ações contemplam, ainda, palestras, seminários, visitas a órgãos públicos e ao comércio, entrevistas, teatros, paródias, vídeos e filmes. Para a professora Cleuza, esse é um trabalho indispensável no currículo escolar. “Temos de formar o cidadão de modo integral. Daí a necessidade de o aluno entender como funciona o poder público nas esferas municipal, estadual e federal e conhecer a mecânica da arrecadação de tributos e a aplicação dos recursos em investimentos”, diz ela.

FINALISTA - O projeto desenvolvido no Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, também foi destaque no concurso. O trabalho foi certificado entre os quatro melhores do Brasil na categoria Instituições.

Para os professores Elival do Couto Souza e Lúcio Sérgio Ferracin, coordenadores do Centro, a iniciativa favorece o exercício da cidadania. “Os alunos precisam entender a importância da arrecadação de impostos para o desenvolvimento do município e saber como o dinheiro arrecadado é aplicado”, comentou Lúcio.

O projeto é desenvolvido há dois anos com os alunos, que aprendem educação fiscal de forma lúdica. A Vila conta com uma cidade-mirim com toda estrutura de uma cidade de verdade, além de dinheiro e cartão de crédito próprio. São bancos, lojas, farmácias e mercados onde os estudantes podem praticar o que aprendem na teoria.

O Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania atende 14 instituições de ensino de Piraquara, Curitiba, Pinhais, Quatro Barras, Colombo e São José dos Pinhais. A educação permanente é trabalhada por meio de atividades de complementação curricular voltadas para educação financeira, sustentabilidade, empreendedorismo, cidadania e geração de rendas, de acordo com a faixa etária.

As ações desenvolvidas na Vila da Cidadania fazem parte do Programa Superação, da Secretaria de Estado da Educação, e os alunos contam com transporte e alimentação.

Os projetos vencedores podem ser visualizados na página do concurso: www.premioeducacaofiscal.com.br.

Fonte da notícia: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=82175&tit=Escola-do-Parana-recebepremio-nacional-deEducacao-Fiscal