Encontro sobre Cidadania Fiscal com Professores do Ensino Fundamental 29/06/2016 - 09:40

A auditora fiscal Rosa Fatima dos Santos, da 9.ª DRR - Maringá, ministrou em 7 e 8 de junho curso para cerca de 85 professores do ensino fundamental de Maringá.

O curso teve o objetivo de conscientizar os educadores sobre a importância do exercício da cidadania fiscal, principalmente no que diz respeito à interação da sociedade com a esfera pública, sob dois aspectos: a função social do tributo e o controle social sobre a aplicação dos recursos arrecadados.

"Este é um trabalho que realizamos em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Maringá. No terceiro bimestre de cada ano, os professores da disciplina de Direitos Humanos e Cidadania trabalham temas e oficinas relativos à Educação Fiscal", disse Rosa.

Foram discutidos conceitos pertinentes à cidadania fiscal, e às diversas formas de replicar os conteúdos para os alunos: oficinas, aulas expositivas e visitas aos espaços públicos da cidade.

Um dos objetivos do curso é a participação de alunos e professores no concurso de redação sobre cidadania fiscal, que ocorre anualmente. É a 12.ª edição do concurso, que envolve o município de Maringá e outros da região.

São realizadores o Observatório Social de Maringá, o Núcleo Regional de Educação da Secretaria Municipal de Educação, a Universidade Estadual de Maringá e o Sindicato das Escolas Particulares do Norte do Paraná (Sinepe). Vale destacar que são parceiros do projeto a Receita Federal, a Receita Estadual e a Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior. Nas 11 edições anteriores, foram apresentadas mais de 145 mil redações por alunos e professores, com distribuição de muitos prêmios.

A próxima capacitação para os professores está marcada para agosto, mês de lançamento do concurso de redação.