APRESENTAÇÃO DA PEÇA "O AUTO DA BARCA DO FISCO" NA SEMANA ACADÊMICA DA FACULDADE ALVORADA DE MARINGÁ 08/06/2015 - 15:00

Em 21 de maio de 2015, no espaço Villa Poliseli Eventos em Maringá/PR, a Trupe Arte, Ética e Cidadania apresentou a peça teatral O Auto da barca do Fisco, na semana acadêmica da Faculdade Alvorada de Maringá. Este projeto, parceria da Universidade Estadual de Maringá, Receita Federal, Receita Estadual e SER - Observatório Social de Maringá, pretende, com a utilização do teatro, sensibilizar as pessoas para questões relacionadas à cidadania fiscal, notadamente sobre a função social do tributo e a necessidade do controle social para correta aplicação do dinheiro público.

Haja vista o atual contexto em que está o país, a proposta foi proporcionar aos universitários e professores, de forma lúdica e com humor, momentos de reflexão sobre ética, cidadania e responsabilidade diante do que é público. Outro objetivo da peça teatral - com texto reformulado e adaptado para casos reais acontecidos no atual cenário político e econômico brasileiro - foi sensibilizar cerca de 430 participantes do evento para a importância do controle social sobre o dinheiro arrecadado com os impostos. Com direção e figurino de Reinaldo Soriani (UEM), a peça contou com a participação de Marcelo Galdioli (Lúcifer. UEM), Isabel Chagas (Anjo Rafael. UEM), Vavá Ribeiro (Anjo Miguel. RFB), Rosa Fátima Santos (Prefeitos. CRE), Roseni Pintinha (Espanhola e Auditora. Santa Casa de Misericórdia), André Schimidt (Auditor e Deputado. UEM) e Marcílio Hubner de Miranda Neto (Autor da peça e Mendigo. UEM).

A Educação Fiscal é trabalho de formação e deve ser contínuo. É gratificante observar a parceria existente entre várias instituições, pois isto demonstra quão im portante é a construção coletiva.