61.ª Reunião do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ) 26/07/2017 - 10:40

Banner GDFAZ

Representantes de 20 estados estiveram reunidos, em 20 e 21 de julho, para discutir as ações de aprimoramento e fortalecimento das administrações fazendárias estaduais, pela adequada gestão de pessoas. O encontro ocorreu durante a 61.ª Reunião do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), realizada no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A abertura do evento contou com a presença do secretário de estado da fazenda de Minas Gerais, José Afonso Bicalho Beltrão da Silva, o que ratifica a importância da gestão de pessoas na administração das secretarias de fazenda das unidades federativas do Brasil. Também compuseram a mesa de abertura Warlene Salum, subsecretária de gestão de pessoas (SEPLAG/MG), Blenda Rosa Pereira Couto, superintendente de recursos humanos (SRH/MG) e Carlos Dell’Agnelo (SEFA/PR), coordenador-geral do GDFAZ.

Mesa 61ª  GDFAZ

Em seguida, o palestrante David Cesar, portador da Síndrome de Hanhart, ministrou a palestra “Atitude Positiva – superação” e compartilhou sua história de vida, demonstrando como perseverança, motivação e atitude são importantes para que objetivos possam ser alcançados.

David Cesar
“Não devemos desistir, pois desistir é igual a deixar de existir” foi uma das frases proferidas pelo palestrante.

No atual momento de crise, suas palavras se colocam como um exemplo de que, a despeito das condições que nos são impostas, somos capazes de nos transformar, de nos reinventar e de superar nossos limites.

O evento contou ainda com palestra “Do indivíduo à organização: os desafios de conduzir mudanças”, proferida pela psicóloga Sandra Regina Fortunato Andrade Silva, servidora da SEF/MG. Destacou os desafios enfrentados ao se implementar alterações em nossas vidas, bem como os fatores que permeiam a motivação das pessoas no engajamento a esse processo de mudanças, a fim de que elas se tornem duradouras.

Palestra Mudança

Dando continuidade aos trabalhos, os subgrupos do GDFAZ se reuniram para avaliação das ações desenvolvidas desde a 60.ª reunião, realizada em Cuiabá-MT, e alinhamento da programação de atividades dos próximos quatro meses. Os quatro subgrupos (GDFAZ Virtual; Garimpo de Soluções e Registros do GDFAZ;  Capacitação a Distância; e Indicadores de Gestão de Pessoas) possuem temática e atuação permanentes, com dedicação ao compartilhamento de informações e recursos entre as unidades federativas participantes do GDFAZ.

As atividades foram concluídas com o desenvolvimento das ações das equipes de elaboração de manuais digitais do GDFAZ. Resumidamente, foram estas as ações realizadas:

1 – Definição dos temas e das equipes dos manuais que serão disponibilizados em 2019 e 2020: Inovação na administração pública, Preparação para a aposentadoria, Constituição de uma escola fazendária, Curso de formação e ambientação do servidor, Clima organizacional.

Além dos temas mencionados, foram definidos mais dois: Gestão do desempenho e Políticas para realização de atividades fora do local de trabalho (home office). Ainda não houve definição das equipes responsáveis.

Foi definida também a elaboração de dois cursos a distância: Programa de desenvolvimento gerencial e Técnicas de apresentação.

2 – Continuidade dos trabalhos dos manuais que estão em elaboração e apresentação dos resultados ao grupo. Neste momento, houve a apresentação do manual sobre Gestão por Competências, apresentado aos secretários de fazenda e técnicos das secretarias na 16.ª Reunião do Comsefaz, realizada em Belo Horizonte – MG em 13/7/2017.

3 -  Apresentação do manual sobre Plano e trilhas de capacitação, que será disponibilizado ao público geral na última reunião de 2017 do Confaz/Comsefaz. Na próxima reunião do Confaz/Comsefaz, será apresentado o manual sobre Gestão do conhecimento.

O evento foi realizado sob a responsabilidade dos representantes do estado de Minas Gerais, que promoveram um espaço perfeito à persecução dos objetivos do GDFAZ, sob uma organização primorosa da equipe liderada por Erich Fernando de Araújo Silva, da Diretoria de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas, que integra a Superintendência de Recursos Humanos, dirigida por Blenda Rosa Pereira Couto.

Grupo