10.º CONCURSO DE REDAÇÃO SOBRE CIDADANIA FISCAL É REALIZADO EM MARINGÁ 06/11/2014 - 10:40

A 9.ª DRR - Maringá participou em 30 de outubro da cerimônia de premiação da 10.ª edição do concurso de redação sobre cidadania fiscal.

O concurso é realizado todo ano, desde 2005. É uma parceria entre diversos órgãos diversos órgãos: SER/Observatório Social de Maringá, UEM, Receita Estadual, Receita Federal, Núcleo de Educação e Secretaria Municipal de Educação na cidade de Maringá

Nessas dez edições, mais de 130 mil redações participaram do concurso, e muitos prêmios foram distribuídos.

São premiadas 7 categorias: 5.º e 9.º anos do ensino fundamental, 2.º e 3.º anos do ensino médio, EJA - Educação de Jovens e Adultos, universitários e professores. Cada categoria premia do 1.º ao 5.º lugar, bem como recebem prêmios os professores dos alunos premiados.

O intuito do concurso é contribuir para a formação de cidadãos conscientes da importância social do tributo, que tenham atitude proativa diante do que é público, principalmente em relação aos tributos arrecadados.

"Nesses 10 anos percebemos melhoria da qualidade das redações, pois boa parte dos alunos participa todo ano, aprimora seus conhecimentos sobre cidadania fiscal, faz pesquisas sobre o assunto. Também é frequente alunos e professores entrarem em contato com o setor de educação fiscal na 9.ª DRR - Maringá. Procuram informações sobre a área tributária, a fim de compor as redações mais adequadamente. Acreditamos que estes alunos exercerão ativamente sua cidadania, notadamente pelo reconhecimento do dever de pagar tributos ao Estado e do direito de exigir da Administração Pública a oferta de serviços públicos de qualidade, ou seja, de exigir a aplicação correta dos recursos arrecadados", informa a auditora fiscal Rosa Fátima dos Santos, da equipe organizadora do evento.

Claudinê de Oliveira, delegado da 9.ª DRR - Maringá salienta a importância da participação da Receita Estadual no projeto. Destaca como muito importante a oferta de informações tributárias aos discentes, fato que permite a elaboração de redações de melhor qualidade. Destaca ainda que este é um canal de comunicação e, portanto, de aproximação entre o Fisco e a sociedade.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias